O que é a Psicanálise?
- Bruna Capriolli
- 9 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2024
Dentro da psicologia temos diferentes tipos de abordagens e cada uma delas tem a sua maneira de compreender o ser humano, com suas teorias e técnicas de atendimento. Uma delas é a psicanálise.
Freud é o pai da Psicanálise e foi uma pessoa muito importante para compreender o sofrimento psíquico e construir uma estrutura do que é e como funciona a mente humana. Uma compreensão que nasceu da clínica, no contato com os seus pacientes, com muita observação, investigação e respeito. Assim, nasceu a teoria e a técnica de trabalho baseada em evidências para ajudar mentes em sofrimento.

Freud deu o start. A partir dele, outros psicanalistas estudiosos de Freud foram aprofundando-se nesse assunto tão vasto e complexo, trazendo suas próprias contribuições e expansões desta ciência: tivemos Ferenczi, Klein, Winnicott, Bion, Lacan, entre outros. A psicanálise evoluiu muito e está sempre se atualizando para compreender as nossas questões e demandas contemporâneas.
Nós na psicanálise consideramos que existe um mundo interno e um mundo externo a pessoa. Os seres humanos sofrem influência dos dois. Dentro desse mundo interno, temos aspectos conscientes e inconscientes, digamos assim, aspectos que a gente percebe e não percebe de nós mesmos e do mundo. Então, às vezes sentimos e agimos sobre algo tendo muito clareza do porquê e há momentos que não fazemos a menor ideia do que está acontecendo.
Temos também um mundo de fantasias, ideias e compreensões próprias sobre a vida que às vezes coincide com a realidade externa e muitas vezes não. E nós também sofremos influência desse mundo de fora e aprendemos com ele. Por isso, cada ser humano é único. Sendo um produto da relação com o mundo. Que mundo é esse e como ele é apreendido é muito particular para cada indivíduo.
Nós humanos somos seres criativos, capazes de aprendermos e nos adaptarmos a diferentes circunstâncias. Por isso fazer a terapia é eficaz: ela irá ajudar com novos aprendizados, adaptações ou readaptações daquilo que não aprendemos adequadamente, seja por conta de como esse mundo de fora nos ensinou e/ou como esse mundo de dentro foi capaz de apreender.
Comments